Segunda-feira, 8 de Junho de 2009

Dia dos Oceanos

 

Hoje é o dia mundial dos oceanos. Para mim e para muitos o mar é algo dificil de dissociar da minha vida. É o sitio onde vou buscar aquela energia que falta de vez em quando e encontrar por vezes a paz necessaria para enfrentar a vida.

Este dia serve não só para lembrar a grande importancia que o mar tem para todos nós , mas também o que nós enquanto humanos lhe andamos a fazer. Infelizmente os interesses economicos e a ganância pelo dinheiro e pelo poder fazem com que os oceanos estejam a ser explorados ao máximo, com muito pouco controle por parte das intituições que o deveriam protejer .

 

Algo que descobri hoje e me deixou estupefacto é que existem actualmente mais de 3.5 milhões de barcos de pesca no mundo.  

 

Fica aqui um pequeno video com o que há de melhor e de pior nos nosso oceanos. Que sirva para reflectirmos um bocadinho neste tema, que apesar de não o vermos está bem presente.

 

 

 

FP 

 

 

 

 

sinto-me: De férias
tags: ,

publicado por FilipeP às 17:54
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Marta a 8 de Junho de 2009 às 20:23
Como sabes, o mar tem também para mim um valor inagualável, tal como a restante natureza.
Aconselho-te o documentário que recomendei no meu blog, embora provavelmente já tenhas visto. Está a 4 euros na fnac, e sempre é algo que devemos comprar como pertence próprio.

Quanto ao peixe, não quero mais comer. Eu já tive alguns vegetarianismos repentinos (mas a minha mãe obrigava-me a comer carne), mas nunca deixei de comer peixe. Agora vão ser logo os dois! Estou escandalizada, não tinha noção de isto estar assim tão grave, não tinha mesmo, apesar dos avisos.

Beijinhos


De FilipeP a 8 de Junho de 2009 às 21:52
Olá Marta
É verdade, acho que a situação é deveras grave. Quando puderes dá uma olhada no site da Greenpeace. Podes ter uma ideia mais real do que se passa.
Vou dar uma olhada nesse documentario

Beijinho


De Marta a 8 de Junho de 2009 às 23:28
Eu sou sócia da greenpeace. Mas confesso que há muito tempo que não vou ao site. Com os testes e assim, não tenho visitado esse tipo de sites (que demoram mais tempo em pesquisa, e também por estarem em inglês - que também leva algum tempo).

E vê, vais-te espantar com a beleza das imagens. Parecem telas inimagináveis... ai eu fiquei com a minha boca no umbigo (lol isto quer dizer que fiquei boquiaberta).
Beijinhos


De FilipeP a 9 de Junho de 2009 às 00:32
Seres sócia é muito positivo.
Mas não precisas de ver o site em ingles, também o ha em pt...
Já estive a ver o filme. Está disponivel no youtube e passou á pouco tempo na tv. Eu vi-o um fim de semana destes. É realmente impressionante e muito llindo em termos de beleza natural.

Beijinho


De Marta a 9 de Junho de 2009 às 13:52
E é de facto pena que não o estimemos como merece.

Beijinhos


De FilipeP a 9 de Junho de 2009 às 14:47
Infelizmente é assim. A raça humana só vai ver esses estragos quando for tarde demais. :(

Beijinho


De abelhinha a 9 de Junho de 2009 às 15:16
O mar tão belo que tanta paz transmite ;)

Beijinhos


De FilipeP a 9 de Junho de 2009 às 19:44
É mesmo... é um sitio que contém muita energia e beleza, por isso gostamos tanto dele.



De So Much More a 10 de Junho de 2009 às 13:39
Concordo com cada palavra tua. E fiquei mesmo a reflectir depois de ver o vídeo. Uma coisa é pescar para sobreviver, outra é pescar desmesuradamente a ponto de destruir o nosso próprio bem estar.
A minha fé nas pessoas está cada vez mais abalada!


De FilipeP a 11 de Junho de 2009 às 09:44
Infelizmente a unica fé que impera em qualquer actividade economica é a ganancia pelo dinheiro. Este video ainda assim não é muito forte. Sabias por exe que é proibido pescar baleias e o japão fá-lo dizendo que é para fins de investigação? E a comunicade internacional nada faz para o impedir.
Infelizmente é o mundo em que vivemos

Beijinho


De nokas a 10 de Junho de 2009 às 19:18
Lipe estava a saber tão bem ver a aquele vídeo , o fundo do mar tão belo e de repente deparo-me com a triste realidade :( nem vou comentar porque já nem sei o que dizer... e tu onde andas? posso saber onde anda o meu amigo que não da sinal da sua vida? aposto que estás a aproveitar as ferias ao máximo no meio da natureza...

jokinhaa


De FilipeP a 11 de Junho de 2009 às 09:50
Olá amiguita :)

Por acaso não ando a aproveitar assim tanto as férias. É uma triste realidade o que se passa nos nossos oceanos e este filme é só uma pontinha do iceberg. Todos os dias são atirados ao mar milhoes de toneladeas de peixe que é pescado e não pode ser comercializado por ser muito pequeno. A continuar assim mais uns anitos e nao há.

Beijitos


Comentar post

.mais sobre mim

.Mirones

Free Counters

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Apoio

Partido pelos Animais e pela Natureza
blogs SAPO

.subscrever feeds