Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

Terapia controle emocional

A maioria das pessoas tem problemas, ou melhor situações recorrentes que gostaria de controlar de modo a não ser afectada por elas. Falo do contacto com pessoas conflituosas, que têm a capacidade de nos fazer sentir mal e de nos roubar a alegria e a energia.

Ainda que não seja fácil conseguirmos que a presença e palavras dessas pessoas não nos afectem tal não é impossivel.

 

Deixo de seguida uma "técnica" que costumo usar, em que, usando meditação tento controlar algumas situações recorrentes e que já me ajudou muito em algumas situações.

Esta "técnica" consiste acima de tudo meditar sobre essas situações e controlá-las na nossa mente.

 


- Ao som de uma musica relaxante meditar um pouco. Imaginar um raio de luz branca a descer por nós e que nos faz sentir mais calmos. Manter esta visualização durante algusn minutos e sentira paz que a luz tráz.


-Imaginar a presença dessa pessoa que nos perturba ou situação complicada. É normal que nos sintamos desconfortáveis ou nervosos ao imaginar essa situação,


-De seguida devemos imaginar uma bolha á nossa volta, como se tivessemos no centro de uma esfera transparente. Imaginem que as palavras e as atitudes da outra pessoa não passam atravez da bolha (imaginem mesmo as palavras a bater no vidro e a voltarem para trás) e que isso vos faz feliz e seguros.


-Imaginem-se mesmo a sorrir para a pessoa por ela não vos conseguir afectar e por não conseguir passar essa protecção e entrar na vossa bolha. Vejam a frustração da pessoa e visualizem-na a afastar-se de vós e vocês a ficarem a sentir-se bem e felizes.


-Esta meditação pode terminar novamente com a visualização de um raio de luz a passar por nós como se levasse todas as energias negativas consigo.


-Depois quando estiverem em contacto com essa pessoa , ou situação complicada imaginem-se nessa bolha, como se tivessem um escudo á vossa volta, e da paz que ela vos trás.

 

Com persistência esta técnica é algo que trará resultados.E alguma paz nesses momentos mais complicados. A nossa mente é algo muito poderoso e cabe-nos a nós treiná-la para ela nos ajudar. 

 

Uma boa semana para todos

sinto-me: Com uma grande soneira

publicado por FilipeP às 21:15
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19 comentários:
De azuldoceu a 27 de Janeiro de 2010 às 18:46
Vou tentar seguir os teus conselhos...
Beijocas e obrigada pelas dicas!


De FilipeP a 27 de Janeiro de 2010 às 21:55
Que bom lindinha

Assim podes praticar meditação e algumas tecnicas de auto-ajuda... Não digo que isto faça efeito logo, mas com a persistência tem resultados. Pelo menos comigo funcionou.

Beijocas aos montes


De TiBéu ( Isa) a 27 de Janeiro de 2010 às 19:31
Gostei do que li, voltarei


De FilipeP a 27 de Janeiro de 2010 às 21:56


Fico feliz por teres gostado. Cá estarei para te receber com todo o gosto.


De emma_leiria a 27 de Janeiro de 2010 às 21:27
Boa noite amigo...mas uma técnica maravilhosa certamente...mas sabes o que me deixou muito feliz ao lé-la.....é que não imagino ninguem na minha vida para quem precise de utiliza-la


De FilipeP a 27 de Janeiro de 2010 às 21:58
Boa noite amiga.

Isso é realmente muito bom, não precisares dela. Mostra que vives uma vida bem feliz e em paz e harmonia com as pessoas que te rodeiam.

Mantém o sorriso.


De Caminhando... a 29 de Janeiro de 2010 às 22:29
Olá!

Muito uteis os conselhos que aqui deixas!
Sabes, quando estou ao pé de pessoas conflituosas ou de alguma situação mais stressante, uso muito a respiração de modo a que me mantenha sempre calma e ciente da situação de modo a não me deixar levar pelas emoções, neste caso seria de raiva, chateação, etc.

Vou reler estes conselhos e ver se os ponho em prática!!

Beijinhos


De FilipeP a 29 de Janeiro de 2010 às 23:34
Olá Joana.

Sem dúvida que a respiração é a principal ferramenta para controlar todo o corpo. Aliás até existem muitas tecnicas de respiração para esse efeito. Conseguires controlar a tua é realmente fantástico.

Sabes que tudo o que é meditação eu adoro... Esta é só uma ferramenta que junta o útil ao agradável

Beijinho e um optimo fim de semana para ti também



De espaço da raquel a 8 de Fevereiro de 2010 às 20:14
psiuuuu???
um segredinho, eu ando a tentar praticar meditação bem como algumas técnicas de auto-ajuda. tenho tido algumas dicas de amigas que têm tentado e estão a ter resultados muito bons, vão tentando e claro, estão cada vez "melhor" e mais concentradas, eu acho que estou tb no bom caminho, tenho realmente me aplicado em alguma coisa sem ser só o trabalho. ;)
beijoquinha para ti e uma boa semana
P.S não me queres dar tb tu umas dicas??


De FilipeP a 9 de Fevereiro de 2010 às 13:45
Oláaaaa

Então a menina também pratica essas coisas da meditação. Acho que fazes muito bem. :)

De facto não sei se te consigo dar assim um grande conselho. Acho que acima de tudo a meditação é algo muito pessoal e que se torna melhor com a prática. O importante é não desistir mesmo e usar sempre muito a imaginação em cada sessão.
As pessoas têm ás vezes a noção a meditação é conseguir tornar o nosso pensamento vazio ( ou seja deixar de pensar) mas eu vejo-a mais como uma viagem que nós controlamos. Por isso insisto tanto para que se vizualize coisas conforme se medita.

Por outro lado se andas á procura de uma certa paz interior aconselhava-te fazeres uma sessão de reiki (se ainda não fizeste, claro). Pode parecer assim uma coisa muito esotérica, mas acredita que é das coisas mais lindas e simples que pode haver nesta vida e que nos enche o coração de amor e felicidade. Amadurece esta ideia ;)

Beijinho e uma boa semana também para ti


De espaço da raquel a 9 de Fevereiro de 2010 às 14:46
ando a tentar sim senhor, falaram-me muito e eu começei a experimentar, tenho de trabalahr ainda muito, sei disso, mas acho que é um grande principio.
mas deste-me umas boas dicas, qq coisa, eu venho aqui para partilhar estas experiências, pdoe ser??
;))


De FilipeP a 9 de Fevereiro de 2010 às 20:02
Gostava mesmo muito que partilhasses essas experiencias. É sempre bom saber para aprender. Com a continuação tenho a certeza que vão ser sempre mais intensas.


De espaço da raquel a 10 de Fevereiro de 2010 às 20:41


qq coisa venho cá.
beijuuusss


De FilipeP a 10 de Fevereiro de 2010 às 20:49
Esqueceu-ce-me de te dizer... ando a ler um livro de terapias de regressão por meditação... com meditação guiada por um cd. Depois vou contando como é

Beijocas


De espaço da raquel a 11 de Fevereiro de 2010 às 11:54
deve ser bem interessante, estou cá para ouvir.
boa leitura

beiju


De Caminhando... a 8 de Fevereiro de 2010 às 21:17
Olá amigo!

Noto a tua ausencia... Espero que esteja tudo bem!!

bjos


De FilipeP a 9 de Fevereiro de 2010 às 13:36
Olá Joana :)

Realmente tenho andado afastado do meu cantinho, sobretudo por falta de tempo, devido ao curso, mas também por falta de assunto para escrever.
Sabes que de uma maneira ou de outra a maior parte dos amigos que me seguiam aqui acabaram por deixar de escrever. Isso também me desanimou um bocadinho e tirou-me algum do incentivo.

Mas hoje já vou colocar novidades... porque tenho algumas e dar uma olhada nalguns blogs, como o teu :)

Beijinho e obrigado pela atenção


De abelhinha a 11 de Fevereiro de 2010 às 19:52
Hummm.. gostei bastante dessa tua sugestão.... Acho que não consigo imaginar a bolha em momentos stressantes mas gostei :p Eu sou mais de "deitar cá para fora" tudo o que sinto e penso...


De FilipeP a 12 de Fevereiro de 2010 às 22:28
:)
É bom de se experimentar, aliás como qualquer meditação, independentemente de como se faça. Comigo resultou.

Isso de deitar tudo cá para fora também é uma boa estratégia. Pelo menos assim não acumulas energias negativas... libertas tudo.

Tem uma bom fim de semana, grande se for o caso ;)

BEijinho


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