Segunda-feira, 2 de Agosto de 2010

Ecologia e a produção de carne

Encontrei este video de um coloquio moderado pelo Dr Paulo Borges e com intervenção do Dr. Fernando Nobre sobre o consumo de carne e alimentos e a sua importancia para a poluição e destruição dos recursos naturais do planeta. Fiquei impressionado ao saber que é necessário 100x mais agua para criar um quilo de carne que para criar um quilo de cereais. Isto dá para perceber se consumisse-mos muito menos carne estariamos a poupar também o planeta.

Numa perspectiva mais alagarda poderiamos comcluir que se fossemos maioritariamente vegetarianos o problema da fome no mundo deixaria de ser um problema porque a produção mundial chegaria para todos.

 

Uma realidade que vale a pena reflectir.
Boa semana para todos

sinto-me: Pensativo

publicado por FilipeP às 00:07
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De verdesperanca a 2 de Agosto de 2010 às 22:02
Infelizmente já sabia desta realidade...
O problema é que as pessoas não querem saber...
Eu por mim virava maioritarimente vegetariana mas e alterar os hábitos alimentares da minha família? Eles mandam-me logo dar uma curva...


De FilipeP a 4 de Agosto de 2010 às 11:43
Imagino que não deve ser fácil mudar hábitos de alimentação das pessoas. É preciso uma grande força de vontade e determinação. Este é mais um argumento de peso para o fazermos.
Apesar de não ser vegetarianos e sinceramente não me conseguir imaginar totalmente como gostaria de ter uma alimentação muito mais baseada nos vegetais. Ainda assim as refeições aqui em casa são maioritariamente constituidas por eles.

Quem sabe para ti conseguirás um dia mudar algumas mentalidades e teres uma alimentação com achas correcto.

Beijinho :)


De verdesperanca a 4 de Agosto de 2010 às 21:03
As coisas estão melhores por um motivo não muito bom, nos mais velhos começam a surgir alguns problemas de saúde como a diabetes, o colesterol e começam a reduzir em algumas coisas. Mas também perdem a vontade muito depressa de fazer dieta e para eles é impensável uma refeição sem carne.
Eu também não gostaria de ser totalmente vegetariana mas pelo menos comer menos carne/peixe. Se eu vivesse sozinha controlaria bem as minhas refeições.
Mas mesmo assim mudei muitos hábitos aqui em casa a muitos níveis. Em casa a coisa ainda vai o problema é as refeições com os pais, eles comem muito, coisas ricas em gordura e estão sempre a mandar-me comer.


De Caminhando... a 5 de Agosto de 2010 às 00:03
Olá!

Dseconhecia que os dados eram assim tão preocupantes. Agora não tenho hipotese pois não vivo sozinha e mudar habitos é muito complicado mas quando estiver, tenho forte vontade de mudar os meus habitos alimentares. E este video mais força e vontade me dá!

Obrigada.

Um beijinho


De FilipeP a 8 de Agosto de 2010 às 23:47
Pois é Joana os dados são verdadeiramente preocupantes. E na minha opinião esta é só a ponta do iceberg de problemas ecologicos que o planeta passa no momento. Essa visão global é que de facto me assusta muito. Basta vermos as noticias das ultimas semanas e vemos que em todos os continente estão a acontecer fenómenos climáticos extremos. Não sendo um pessimista tenho muito receio pelos anos que se aproximam...

Ainda assim temos de fazer o possivel para fazer alguma diferença, por muito infima que ela possa parecer.

Beijinho e uma boa semana


Comentar post

.mais sobre mim

.Mirones

Free Counters

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Apoio

Partido pelos Animais e pela Natureza
blogs SAPO

.subscrever feeds