Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

Inconsciência humana

Numa altura em que se fala bastante em fogos e em que as noticias passam horas a fim sobre este tema é impressionante a falta de civismo e a inconsciência de algumas pessoas.

Ontem no percurso até á praia ( que passa pelo pinhal de Leiria )  deparo-me com a situação do condutor de um dos carros que ia á minha frente lançar uma beata de cigarro acesa para a estrada. Estrada esse que é ladeada por muito mato e ervas secas. Portanto material muito combustivel.

Já no domingo passado deparei-me com situação idêntica perto de Pombal.

Não é surpreendente então que apareçam fogos a horas estranhas do dia... não digo que todos sejam causados desta maneira, mas sem dúvida que este é um risco potêncial.

Algo que me surpreende é o facto das pessoas não terem consciência do que poderão estar a provocar. Não pararem um segundo para questionarem as suas acções e as sua reprecurções.

Sem dúvida que muito fogos têm origem bem estranhas, mas é certo também que nós Portugueses somos um povo com muito pouca educação civica e que pensamos muito pouco na dimensão dos nossos actos.

 

Revolta-me ver estas situações e deixam-me triste ver que estamos a destruir aquilo que mais bonito existe em Portugal... a natureza.

 


publicado por FilipeP às 22:17
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De verdesperanca a 3 de Setembro de 2010 às 11:58
Pois é, agora disseste tudo! Pouca ou falta educação cívica!
Não admira que os estrangeiros nos achei povo de uma aldeola...
Isso dos condutores com as pontas dos cigarros é bem verdade, vejo muitas vezes a fazerem isso, aqui há uns anos atrás era o lixo para o chão que se atirava da janela do carro. No domingo passado fui dar um passeio e encontrei uma zona com árvores onde perto se faziam piqueniques e estava cheia de lixo! E imensos plásticos!
Irritam-me profundamente estas coisas, custava alguma coisa às pessoas serem um pouco mais conscientes?


De FilipeP a 4 de Setembro de 2010 às 09:55
E ontem voltei a ver a mesma coisa á noite . Sinceramente acho que deveria ser proibido fumar no carro. Evitavam-se estas coisas.
É a mentalidade do facilitismo... Á pouco tempo li no site do JN um comentário de um leitor que dizia " eu quando vou de carro sinto-me no direito de lançar o lixo pela janela. Se pago os meus impostos é para o estado limpar o lixo que eu faço". Perante um comentário destes o que é que uma pessoa diz? Mentalidades muito pouco desenvolvidas estas do povo português...


De verdesperanca a 6 de Setembro de 2010 às 18:33
Mas isso tem algum sentido??
Se toda a gente pensasse assim, então...
Além disso os carros tem sítio para pôr as beatas dos cigarros, e é para isso que servem...


De FilipeP a 7 de Setembro de 2010 às 00:25
Pois.. que dizer... Talvez as pessoas apesar de fumarem não gostam de sujar o carro e assim sujam o pais que é mais fácil de limpar.


De Caminhando... a 3 de Setembro de 2010 às 23:54
Olá Filipe!

Nem de propósito: Há dois dias, estava eu a caminho de casa e vejo alguém a atirar algo para a estrada. Não me apercebi do que era, até ter visto as ervas que envolvem a estrada a começar a incendiar-se. Fiquei aflita mas, como era pqueno, lá apaguei com o pouco de água que tinha na garrafa de água que trazia. Aproveitando o facto do carro ter estacionado um pouco à frente, fiz questão de ir ter com a senhora e dizer-lhe o que a sua atitude tinha causado. Depois de uma resposta muito mal criada, lá disse que tem de começar a ter mais cuidado pois á algo que costumo fazer. Fiquei preplexa com esta resposta e apenas lhe pedi para ter cuidado e não por assim em risco não só a floresta, como consequentemente a vida de pessoas.
Mesmo sabendo isto, pela sua postura, acredito que irá continuar... Não consigo entender mesmo esta falta de inconsciencia como falas. É por demais.

Um beijinho e um feliz fim de semana


De Caminhando... a 3 de Setembro de 2010 às 23:56
não é falta de inconsciência claro: É a abundante inconciência, corrijo.


De FilipeP a 4 de Setembro de 2010 às 10:04
Pois é Joana. É incrivel as pessoas não pensarem um bocadinho mais nos seus actos. Sinceramente acho que deveria ser proibido fumar nos automóveis. Muitos destes problemas iriam desaparecer.
Mas o problema é todo uma questão de educação. OS miudos vêm os pais a fazer essas coisas e depois imitam. A assim num chegaremos a ter um sociedade educada e civica. Olha vê se na Suiça se manda lixo para o chão! Primeiro as multas lá não são brincadeira e depois as pessoas são educadas a não causarem lixo.

É triste ver estas coisas porque são pequenos actos que poderiam fazer muita diferença se todos os fizessem. Poderíamos ter um Portugal bem mais bonito

Beijinho e um bom fim de semana para ti :)


De umabrisadomar a 5 de Setembro de 2010 às 09:00
Pois é... como eu costumo dizer, se fosse eu a mandar, toda a gente seria obrigada a tirar um curso de civismo. Acho q actualmente já há uma preocupação nas escolas de sensibilizar as crianças para isso, mas o problema é que depois, os pais e restantes adultos, fazem precisamente o contrário e, tudo o que as crianças aprenderam na escola, acaba por ir por água abaixo...
As pessoas são mto inconscientes, não têm civismo nenhum e são egoistas...
É triste... mas enquanto não forem obrigadas a mudar, acho que não o vão fazer de livre vontade...
Beijinhos


De FilipeP a 7 de Setembro de 2010 às 18:52
Hello :)

Digo-te que esse curso de civismo era muito boa ideia. Se s crianças fossem ensinadas de pequenas em como agir na sociedade. Mas como dizes a grade culpa é mesmo dos pais. Eles é que mostram ás crianças como devem agir e infelizmente e os pais que vemos a agir mal.
É um problema de cultura portuguesa em que ainda há pessoas que julgam que por agirem mal são os maiores.

Beijocas


De geriatriaaminhavida a 13 de Setembro de 2010 às 17:08
OLÁ Filipe
eu acho que nessas alturas as pessoas têm paragens cerebrais.
Só pode... como é que alguém atira a beata fora sem pensar que pode provocar um incêndio ?
E olha que eu também fumo e acho um crime quem faz isso.
passei por aqui através do blog "verdeesperança" , espero que não te importes pela minha intromissão, mas gostei do que lhe disseste e vim espreitar.


De FilipeP a 13 de Setembro de 2010 às 19:34
Olá :)

Pois, é um bocado incompreensível o porquê desses actos. Acho que as pessoas não pensam sequer. São actos habituais e irreflectidos. Penso que nem mesmo quando vêm noticias sobre fogos pensam neles. Uma vez n uma discussão com um fumador ouvia a frase de defesa dele "uma beata atirada ao chão não provoca fogo porque não tem chama"... é este tipo de cultura e inteligência que temos no nosso pais.

Claro que não me importo com a tua visita.Agradeço e espero que voltes sempre.



Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 37 seguidores

.Mirones

Free Counters

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Apoio

Partido pelos Animais e pela Natureza
SAPO Blogs

.subscrever feeds