Quinta-feira, 3 de Fevereiro de 2011

Terapias alternativas

Cada vez percebo as capacidades de cura das terapias alternativas. A sua eficácia deixa-me ás vezes espantado, devido á rapidez dos seus efeitos. 

 

Esta semana fiz um tratamento para a sinusite a uma amiga e o resultado foi espantoso. No dia seguinte já não tinha qualquer vestígio mucosidades no nariz ou mesmo das dores  que normalmente se associam á sinusite. Para o tratamento usei primeiro uma massagem shiatsu ( com protocolo orientado para a sinusite )  e por fim um tratamento com moxa. Fiquei surpreendido quando no dia seguinte ela me disse que esses sintomas tinham passado e somente restava uma tosse persistente. Hoje voltei a fazer um tratamento de moxa especifico para a tosse, no qual juntei também uma parte do shiatsu indicada para condições de asma. Estou extremamente curioso por saber amanhã se surtiu efeitos. 

 

Já mais á algum tempo indiquei a uma outra amiga que estava com aquele sintomas de constipação uma espécie de terapia que tem como objectivo substituir o tratamento de moxa para a gripe. Esta alternativa consiste em aquecer com o secador a parte de cima da coluna ( 3 primeiras vértebras torácicas ) com um secador de cabelo, até ficar bem quente. Isto deve ser feito de preferência antes de deitar. Os resultados aqui foram muito bons também sendo que no outro dia de manhã haviam grandes melhoras a nível dos sintomas. Esta é uma mésinha que todos podemos usar quando começamos a sentir os primeiros efeitos de uma constipação e que resulta muito bem. 

 

Como vêm não é necessário uma pessoa se encharcar em comprimidos para resolver muitas coisas a nível de saúde. O nosso corpo já tem as ferramentas necessárias, só precisamos é de as usar.

sinto-me:

publicado por FilipeP às 21:55
link do post | comentar | favorito
13 comentários:
De verdesperanca a 3 de Fevereiro de 2011 às 22:51
Ora aí está! Gosto disso! Detesto tomar comprimidos.
Não queres praticar em mim também?
Fantástico isso, cada vez me deixas mais curiosa com o que andas a aprender... Não sabes alguma para as dores nas costas principalmente ombros, cervical e pescoço?
Um beijinho grande e amanhã conta as novidades, se a tua amiga está melhor da tosse.


De FilipeP a 4 de Fevereiro de 2011 às 18:39
Claro que sei coisas para as dores de costas e cervicais... mas implicam massagens. Garanto-te que irias notar uma grande diferença. Já tive grandes casos de sucesso por exemplo em pessoas que sofriam de dor de cabeça crónica, e que afinal era só causada por excesso de tensão na zona cervical e inter-escapular.


É pena é ficares ai tão longe senão tinhas umas massagens á borla ;)
Ainda não sei se houve melhorias da menina da tosse, mas estou curioso.




De verdesperanca a 4 de Fevereiro de 2011 às 19:08
Pois é, muito longe. Que pena, uma massagem de borla seria mesmo bom...
Tenho andado um bocado empenada das costas, eu sei o que isso é das dores localizadas... Ás vezes um músculo tenso constantemente causa umas dores horríveis. A mim afecta-me muito, doi na base do crânio, pescoço e no prolongamento do pescoço até aos ombros. Costumo descrever essa dor como se os músculos estivessem a puxar os ombros para o pescoço, muito duros.
Bjs


De FilipeP a 4 de Fevereiro de 2011 às 19:17
Pois... compreendo-te muito bem. Se passas muito tempo á secretária com os cotovelos apoiados é muito possível que seja acumulação de tensão ao nivel dos "músculos angulares da omoplata"e por arrasto da parte anterior do Trapésio. O que eu costumo fazer para minorar essa situação é fazer estiramentos desses músculos, puxando o ombro para baixo e a cabeça na direcção oposta ao músculo que estou a estirar. Auto-massagens também ajudam bastante quando não se tem outra opção. 

 


De verdesperanca a 4 de Fevereiro de 2011 às 20:09
Eu faço isso, tento esticar quando estou muito presa mas devia fazer isso mais vezes para os músculos ficarem mais flexíveis. Sou preguiçosa, mas também fazer exercícios sozinha em casa é uma seca e de momento não posso pagar as aulas que estava a ter de correcção postural.
Eu já não passo tanto tempo na secretária...passo é o tempo sentada a estudar...


De FilipeP a 5 de Fevereiro de 2011 às 10:18
Pois , a preguiça não ajuda em problemas dos músculos.
 Uma coisa que eu acho que faz muito bem também é caminhadas ou corrida. O movimento normal que se faz com os braços quando se está a correr ajuda muito a relaxar a zona da cervical.


De verdesperanca a 5 de Fevereiro de 2011 às 23:43
Concordo, eu sinto-me bem quando ando a pé...
O meu caso de dores musculares exige mesmo exercício porque eu sinto-me muito melhor a andar do que sentada ou deitada.
Bjs doces.


De FilipeP a 5 de Fevereiro de 2011 às 10:23
Olha o tratamento para a tosse não foi um sucesso completo, mas a dor de peito que ela sentia no dia do tratamento desapareceu e a tosse tornou-se em algo muito suave. Isto com um só tratamento 
Estes resultados encorajam-me bastante


De verdesperanca a 5 de Fevereiro de 2011 às 23:44
Muito bom! Para um tratamento só o resultado é excelente.
Pois deve ser muito gratificante.
Mts bjs!


De in-perfeita a 3 de Fevereiro de 2011 às 23:44
Vou quando puder(fim de semana) ler um pouco do teu blog.
Não tenho nada a ver com a área, mas curiosamente aprendi muito de shiatsu com alguém que passou uns anos no Japão e agora vive em Portugal.
Voltarei para ler um pouco do que escreves.
Obrigado por me adicionares.
Boa noite.


De FilipeP a 4 de Fevereiro de 2011 às 18:41
:) tenho de assumir que ainda sou um caloiro na arte do shiatsu. Mas é uma grande paixão minha tudo o que tem a ver com tratamentos alternativos que evitem os medicamentos.


Serás bem vinda a este espaço 


De emma_leiria a 11 de Fevereiro de 2011 às 09:20


De FilipeP a 11 de Fevereiro de 2011 às 18:41


Comentar post

.mais sobre mim

.Mirones

Free Counters

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Apoio

Partido pelos Animais e pela Natureza
blogs SAPO

.subscrever feeds