Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011

Amor vs amizade

Onde é que acaba a amizade e começa aquilo que se chama de namoro? Qual é essa fronteira que destingue estes dois sentimentos?

Na minha experiência é que nem todas as pessoas têm esta linha posicionada no mesmo sitio. É obvio que quando existe contacto fisico mais intenso esta linha está ultrapassada. Mas e antes? Será que sair frequêntemente com outra pessoa é ultrapassar essa linha? Será que é por sermos mais carinhosos com outra pessoa que deixamos de ser amigos e passamos a ser algo mais?

 

Sinceramente acho que não. Acho que nenhuma das hipoteses acima se verificam. Não é por eu gostar muito de estar com alguém e de partilhar muitas coisas com essa pessoa que as minhas atitudes se qualificam como as de um namorado. Não o é certamente por ser carinhoso também, uma vez que podemos ser carinhosos com as pessoas de quem gostamos. Isso não tem de ser necessáriamente algo mais do que o carinho e si mesmo.

 

Acho que a sociedade, as pessoas em geral, acabaram por juntar uma data de sentimentos e atitudes e colocá-los dentro do cesto do "namoro". E isso acontece porque não temos o á vontade para mostrarmos o que sentimos fora desse contexto. Dizer que se gosta muito de alguém fora do contexto da amizade é como se fosse uma sugestão para algo mais. Sobretudo entre sexos opostos.

 

Não tem de ser assim. A amizade deve poder ser algo quase tão intenso como o amor, dentro do seu contexto próprio da amizade. Não deixa de ser ela mesma uma forma de amor. Com uma intensidade e objectivo diferentes é claro. Mas no fundo o carinho, a atenção e o querer bem á outra pessoa podem ser sentimentos comuns a estas duas formas de amar....

sinto-me:

publicado por FilipeP às 19:11
link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Existe um Olhar a 22 de Fevereiro de 2011 às 18:28
Penso que antes de passar para o amor devem construir-se bases sólidas de amizade, assim se o relacionamente evoluir para algo em que o contacto físico, a intimadade, o querer estar junto, tem mais hipóteses de prevalecer e de se afirmar.
Penso que se pode desenvolver uma amizade tão profunda como o amor, desde que se tenha a lucidez e a força para evitar intimidades.
Costumo dizer: se queres perder um amigo vai com ele para a cama.

Beijos
Manu


De FilipeP a 22 de Fevereiro de 2011 às 21:22
Concordo com todas as tuas palavras Manu. Essa base inicial é fundamental para um relacionamento bem sucedido. 
Em relação á amizade o que eu noto é as mulheres têm muita dificuldade em aceitar e lidar com uma amizade profunda com um homem. Quando há muita aproximação e partilha existem sempre outros sentimentos que nascem e que acabam por estragar aquilo que poderia ser uma amizade bonita, criando afastamento inevitável. 
Mas lá está... as coisas têm de ser de uma certa maneira e não de outra.


Beijinho e uma boa semana. :)


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 35 seguidores

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds