Terça-feira, 21 de Junho de 2011

Hortas de varanda

Já ouviram falar em hortas de varanda? Pois é algo que me anda a entusiasmar profundamente. A ideia de criar legumes e plantas aromáticas num apartamento é muito interessante. Além de dar uma ambiente muito mais natural á casa, de tazer um cheiro maravilhoso e de providenciar alimento é uma optima ferramente anti-stress. Aliás, nos anos 70 ou 80 (já nao me lembro) houve um grupo de cientistas Ingleses que aconselhavam a mini-agricultura como cura para depressões.
Por outro lado acho que é das poucas maneiras que temos de saber exactamente o que estamos a comer e como foi cultivado.

Um dado curioso é que é algo que esta prática está a crescer com muita velocidade. Não sei se as pesssoas sentem a necessidade de voltar ás origem e cultivar, ou se é pelo prazer de comer alimentos de qualidade, o certo é que cada vez mais existem pessoas a cultivar em apartamentos.

 

Pode-se plantar quase tudo numa varanda, desde cenouras, passando pelas plantas aromáticas, até árvores de pequeno porte. Imaginam o que é precisar de uma erva aromática e ir buscá-la directamente á planta. Ou colher uma alface para a salada 5min antes. Bem diferente de ir ao supermercado, não? Além de ser muito mais barato. Com o preço dos alimentos a aumentar de dia para dia esta é uma prática que pode fazer alguma diferença no orçamento.

 Estou aqui a estudar um esquema para tentar plantar sementes de Rúcula.... vamos lá ver como corre a experiência {#emotions_dlg.porto}

 

 

 

 

Não são minhas as fotos, mas são bem porreiras {#emotions_dlg.blink}

 

sinto-me: Agricultor

publicado por FilipeP às 19:45
link do post | comentar | favorito
14 comentários:
De Caminhando... a 23 de Junho de 2011 às 14:24
Olá!
Sabes, quando tiver hipótese de ter o meu poiso, tenho forte vontade de ter uma hortinha destas num espaço da casa. Deve ser fantástico ver algo que semeamos a crescer e depois, antes de cozinhar, irmos buscar os ingredientes directamente à horta. 


Beijinhos para ti


De FilipeP a 24 de Junho de 2011 às 11:11
Olá Joana :)

É muito porreiro ter uma horta. Dá outra energia á casa. Nem sei explicar, mas a varanda ganha outra dimensão e outra importância. E depois não há nada como precisar de umas verduras e ir buscar directamente á terra. E depois é muito bom para relaxar, cuidar das plantas.

Beijinho e um bom fim de semana para ti :)


De Just Moments a 23 de Junho de 2011 às 16:41
Olá!

Que bela ideia! Pena eu não ter varanda!
Deve ser óptimo, colher e comer!!
Boas agricultoras!

Beijos


De FilipeP a 24 de Junho de 2011 às 11:05
Olá amiguita :)

Claro que isto não dá para grandes colheitas, é só mais para se ter a possibilidade de comer vegetais frescos. Não é o mesmo que ter um grande quintal ;) mas é muito bom ver as plantas a crescer.

Beijinho grande para ti


De verdesperanca a 29 de Junho de 2011 às 09:55
Pois eu acho esta ideia MUITO interessante e atractiva! Infelizmente não tenho varanda senão já o havia feito!
Bjs doces


De FilipeP a 29 de Junho de 2011 às 13:35
Mas olha que não precisas ter varanda. Só necessitas um sitio para colocar uns vasos e um bocadinho de dedicação. Tenho uns amigos que têm na cozinha um monte de vasos pequenos com ervas aromáticas :) Só é preciso terra e luz.
Beijinho


De verdesperanca a 29 de Junho de 2011 às 17:34
Pois mas agora com o gato em casa, ter algo do gênero na cozinha é muito complicado. Além disso a minha cozinha é muito pequena e só essa divisão é em tijoleira.


De geriatriaaminhavida a 2 de Julho de 2011 às 21:52

Oh Filipe eu já tentei cultivar as ervas aromáticas na varanda do apartamento ,mas elas acabam por morrer, umas porque os meus dois gatos vão lá escavar, outras porque aqui a menina esquece-se de lhes dar agua.
Portanto e apesar achar isso óptimo tenho de as comprar nos supermercados.
Eu bem que tentei!
Boa sorte para as tuas. Beijinho


De FilipeP a 3 de Julho de 2011 às 21:11
Olá Maria :)

Para já tenho 17 sementes de rúcula germinados. Destes devo ficar com 2 ou três e dar os restantes. Amanhã penso comprar mais uns pezinhos de plantas :) Vai ser uma grande aventura.

BEijinho e uma boa semana para ti.


De espaço da raquel a 6 de Julho de 2011 às 12:44
Se há coisa que eu gosto é de mexer na terra, bem que gostava de ter uma hortinha.estás a dar-me uma ideia, posso sempre comprar um vaso grandão e plantar lá uma coisitas pequenas, q tal?


De FilipeP a 6 de Julho de 2011 às 18:54
Se tens uma pequena varanda ou algo onde apanhes algum sol acho que deves experimentar. Podes crescer quase tudo em vasos. Alfaces, plantas aromáticas, tomateiros, cenouras... tanta coisa.
E sabes... é muito relaxante chegar a casa e dedicarmo-nos 5 min á agricultura. E ver as plantas nascer e crescer. É muito fixe.
Eu montei aqui no sótão uma estante onde tenho Salsa, morangos, rúcula, cominho, coentros e tomateiros. Só a rucula e os tomateiros é que já nasceram, os outros só plantei ontem.
Mas também podes comprar as plantas meio crescidas é mais rápido para colher. Sábado vou comprar umas pequenas alfaces. :)

Eu comprei jardineiras (daqueles vasos rectangulares grandes... rende mais)
Se precisares de dicas tu diz mulheri que eu ajudo no que puder.


De espaço da raquel a 6 de Julho de 2011 às 23:52
ó páaaaaaaa, eu fiquei entusiasmada, acho que vou mesmo tentar
era mesmo nisso q pensei, um vaso grandão e plantar lá plantas aromáticas que adoro.
olha, tá decidido, vou experimentar, vais ser o meu REIKI


De FilipeP a 8 de Julho de 2011 às 19:22
 tu experimenta mulher que eu dou as dicas que puder


De espaço da raquel a 11 de Julho de 2011 às 13:06
e rimaste assim que "falaste"


Comentar post

.mais sobre mim

.Mirones

Free Counters

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Apoio

Partido pelos Animais e pela Natureza
blogs SAPO

.subscrever feeds