Domingo, 2 de Setembro de 2012

Sintonia das palavras

Porque é que nós, ou pelo menos uma grande maioria das pessoas ( onde também me incluo) tem tanta dificuldade em ser sindera com os seus sentimentos perantes os outros?

Quantas vezes não nos aconteceu já estarmo-nos a sentir de determinada maneira, mas por uma questão de defesa acabamos por reagir, ou por agir, de maneira completamente diferente do que estamos a sentir. Porque é que temos tanta dificuldade em mostrar a nossa fragilidade ou a nossa carência de afecto? Será que tememos que isso nos faça sentir ainda mais frageis ou que possamos vir a sofrer ainda mais com isso? 

Entendo também que nem sempre é possivel mostrarmos tudo o que sentimos. As relações humanas são complicadas demais para sermos sempre sinceros com o que sentimos, pois alguém poderia usar essa fragilidade contra nós. Mas acho que, especialmente numa relação, os membros do casal deveriam conseguir ser sinceros  com o que sentem. Não deveria haver a preocupação em nos sentirmos frágeis ou em termos medo de nos magoarmos, quando expomos os nossos sentimentos mais profundos. Não digo isto por experiência própria. Digo somente por observação de situações com casais amigos e que, estando de fora, me consigo aperceber da dinâmica da situação.

 

Numa situação recente uma amiga gostava que o namorado lhe desse mais atenção numa determinada altura do mês, mas como ele não o fazia ela tornava-se agressiva, conflituosa e distante. Esta atitude acabava por transmitir ao namorado a mensagem contrária á que ela pretendia, e ele agia em conformidade afastando-se e evitando estar com ela. No momento em que ela se "abriu" e lhe disse o que realmente sentia, que precisava de mais carinho e atenção e o porquê, a atitude dele também mudou completamente, começanco a agir em conformidade com o que ela realmente sentia e necessitava.

 

Acho que em termos de educação nós enquanto crianças somos programados para não mostrarmos o que sentimos. Somos programados para sermos sempre fortes, como se isso nos troxesse felicidade. É comum ouvirmos os pais dizerem aos filhos "os meninos grandes não choram" ou coisas do género. Isto é comum em muitas situações e acaba por ir afastando as crianças do que realmente sentem e da capacidade de o dizerem abertamente.

 

Pessoalmente considero-me uma pessoa com muitas dificuldades neste tema. Tenho consciência plena disso só não encontrei ainda as ferramentas para ir corrigindo essa minha menos positiva (na minha visão) caracteristica. 


publicado por FilipeP às 13:04
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 37 seguidores

.Mirones

Free Counters

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Apoio

Partido pelos Animais e pela Natureza
SAPO Blogs

.subscrever feeds