Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2013

Tudo tem um preço

Já alguma vez pensaram como é possivel comprarmos fruta que vem do outro lado do oceano a preços muito baixos? Já pensaram como conseguimos comprar um leitor de dvd para a sala por 40€? Já pensaram como o preço da maior parte dos gagets tem preços tão baixos? Será que o preço que estamos a pargar é realmente o preço desse artigo?
A resposta é não. Nós não pagamos o real preço de um determinado artigo. Porque existem partes do preço que estão a ser diluidas no processo para que o artigo chegue tão barato á nossa mão.

Dou o exemplo do dvd:

 - A maioria destes aparelhos é fabricada na China. Na maior parte das vezes os trabalhadores são muito mal pagos (só para terem uma ideia o salário minimo mais elevado na China é 150€) e trabalham muitas horas extra sem serem renumerados por isso. Depois as fábricas não têm encargos com seguros ou outras direitos que existem em qualquer outro pais "desenvolvido". - Aqui se retira uma boa parte do custo do produto. 

- As fábricas não têm qualquer preocupação ambiental. A poluição liquida que fazem vai directamente para o rio e a poluição de gases não tem qualquer tratamento.  - Outro ponto de diminuição do preço.

- Depois o governo subsidia fortemente as empresas para que estas possam produzir barato e assim dominar o mercado. Além de diminuir o valor da sua moeda para ser ainda mais competitivo.

 

É com estes métodos que o Ocidente compra barato. Só que isto é um ciclo vicioso muito perigoso para nós. Deste modo perdemos empresas e produção industrial. Com isto perdemos empregos. Dependendo de prestações sociais viram-nos para os produtos mais baratos, provenientes destes sitios que referi. E assim damos continuidade ao ciclo.

 

Esta reflexão passou-me pela cabeça devido a uma noticia que aparece em vários jornais online sobre a poluição atmosférica nas maiores cidades chinesas. É o resto do custo do que produzem a retornar para eles...

 

 

 

 


publicado por FilipeP às 22:04
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Tânia a 17 de Janeiro de 2013 às 21:51
Infelizmente é bem verdade amiguinho.... é uma tristeza.... beijocas


De FilipeP a 18 de Janeiro de 2013 às 19:34
É mesmo. Mas infelizmente somos todos um bocado culpados disto. Não somos suficientemente criticos em relação a tudo o que nos rodeia.


Beijinho


Comentar post

.mais sobre mim

.Mirones

Free Counters

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Apoio

Partido pelos Animais e pela Natureza
blogs SAPO

.subscrever feeds