Quarta-feira, 1 de Abril de 2009

Livro de recordações

Estava eu a deambular pelas minhas gavetas quando encontrei este livrinho. Penso que quase toda a gente da minha geração tem um livrinho destes. Este foi feito nas aulas de trabalhos manuais do 6º ano.... no passado ano de 1991

Será que a gerações seguintes também os têm? . Usavamo-lo para escrever dedicatórias e quase toda a gente escrevia algo no livro dos colegas e amigos. O meu não fugia á regra, mas tinha algo mais:  o meu livrinho foi durante muito tempo usado para escrever frases bonitas. Claro que não voi escrever aqui todas, mas deixo-vos aqui uma foto da ultima frase que lá foi escrita.

 

 

 

Paz 

FP

sinto-me: A recordar
música: No sound on the transistor

publicado por FilipeP às 19:23
link do post | comentar | favorito
16 comentários:
De Marta a 1 de Abril de 2009 às 19:51
Eu tinha um diário, aliás tive vários, que partilhava com as minhas melhores amigas. Contávamos lá as nossas coisas e escrevíamos frases bonitas, como a que mostraste.
Guardo uma caixa de recordações cheia dessas coisinhas e por vezes vou lá ler. Afinal não foi assim há tanto tempo e gosto de relembrar fases do meu crescimento.

Beijinhos


De FilipeP a 1 de Abril de 2009 às 20:24
É muito fixe encontrar estes tesourinhos de vez em quando, para nos fazerem recuar no tempo.
Beijinho


De So Much More a 1 de Abril de 2009 às 20:18
Isso foi há tanto tempo. O ano de 1991, não o meu 6º ano... Eu tinha um aninho quando tu andavas a partilhar coisas bonitas com os colegas.
Nunca tive um diário, só um livro onde escrevia (e ainda escrevo) os meus poemas. Também nessa altura não tinha amigos com quem partilhar pedaços de mim.
Beijinho


De FilipeP a 1 de Abril de 2009 às 20:23
Mas a maravilha deste livrinho é que muita gente tem um exactamente igual, porque todos o faziam nas aulas de trabalhos manuais... Pelos vistos entretanto deixou de ser feito. O meu ainda está em bom estado
Beijinho


De Symph a 1 de Abril de 2009 às 22:20
Não sou certamente da tua geração. Mas nas minhas turmas escreviam-se dedicatórias, assinaturas e frases bonitas nas capas dos dossiers e em folhas que colocávamos em destaque dentro dos cadernos. Ainda tenho tudo guardado com carinho.

Beijinho*


De FilipeP a 1 de Abril de 2009 às 23:28
Isso é giro.
Lembro-me que houve uma altura em que havia uma onda de escrever dedicatórias em folhas perfumadas... eram mais coisas de raparigas claro.

Beijinho
FP


De Estrela a 2 de Abril de 2009 às 00:47
oh que belas recordações :)
eu tb tive vários livrinhos, desde cadernos, a diários, onde escrevia eu, amigos, frases, poemas, dedicatórias!!
tenho tudo guardado, adoro rever todos eles !


De fairyland a 2 de Abril de 2009 às 00:50
Tenho um livrinho desses exactamente igual ao teu!!
Lembro-me tão bem de o ter feito!!
Exactamente no 6º ano!
Ainda o leio de vez em quando...para matar saudades de pessoas e quem perdi contacto, para reler com outras pessoas o que foi escrito na altura..é tão bom!
E ainda tenho frases soltas desse livro que uso...
Que engraçado!!
E está em muito bom estao também.
Obrigaa por me teres feito recordar mais um bocadinho
Beijoca grande e boa noite


De fairyland a 2 de Abril de 2009 às 00:52
Descupa...o meu D não funciona muito bem...e foi com alguns erros!!
Beijinho


De fairyland a 2 de Abril de 2009 às 00:53
E o L também não!!
Bhaaaaaaaa
Give up!
Kiss


De FilipeP a 2 de Abril de 2009 às 19:24
Naõ dei por falta de letras


De fairyland a 3 de Abril de 2009 às 14:46
Lol
Ainda bem então
Beijoca


De abelhinha a 26 de Abril de 2009 às 12:53
Oh então não tinha?! Todos guardados religiosamente. E apesar de resmungarem nenhum dos amigos e colegas conseguia escapar a deixar algumas palavrinhas. É tão bom pegar nesses livros, começar a ler e a recordar várias situações. Ai as saudades...

Beijinhos


De FilipeP a 26 de Abril de 2009 às 21:14
Também tens um!!!.... que fixe. Eu adoro estes livrinhos, ainda por mais que eram feitos por nós. Dá para regredir uns 20 anos no tempo.



De Fatima a 7 de Maio de 2009 às 18:29
Era mesmo isto que eu estava à procura. Também tenho o meu!Com dedicatórias e frases bonitas dos meus pais e amigos. Mas eu queria era saber como se faz. É que eu ja nao m lembro....principalmente daquela parte em que se põe a gaze para proteger as folhas. Se te lembrasses podias explicar!!!!! É que eu queria fazer um assim para reunir todas as minhas receitas de culinária....e não posso desfazer o meu para ver como é e não encontro nada com a explicação. Obrigado!


De FilipeP a 7 de Maio de 2009 às 19:10
Olá Fátima

Tenho uma vaga ideia de como se faz, vamos lá ver se eu me lembro de tudo.... Precisas das folhas, tipo A5 deve dar, de 3 pedaços de cartão duro(ou algo semelhante) , para a capa e lombada , a gaze ou tecido, cordel e papel para a capa....

Ora a montagem:
Pegas nas folhas que devem ter o dobro do tamanho do que vai estar no livrinho. Juntas umas 6 e dobras ao meio. Fazes isto tastas vezes quanto a grossura que queres que o livrinho tenha.
Depois juntas todos os molhos e aperta-os na zona da dobra com algo ( que posteriormente irá estar junto á lombada) , para eles ficarem bem fixos. O melhor seria dois pedacinhos de madeira.
De seguida vais fazer 4 cortes transversais na zona da dobra ( em todos os molhos ), onde posteriormente vais passar 4 cordeis. Como se fossem argolas .
Agora a parte mais dificil de explicar: no fim de passares os 4 cordeis, na página central de cada molhinho passas um novo cordel longitudinalmente, de modo ás páginas ficarem presas entre os cordeis.
Agora com o conjunto apertado colas o tecido com cola de papel, daquela branca e deixas secar. Depois é só colar a primeira e última folha á capa. Supostamente irá estar um conjunto sólido


A capa é só colares papel á volta dos 3 pedaços de cartão ( dois para as capas e um para a lombada ). Podes colocar também tecido para dar mais resistência na zona da lombada

Espero ter ajudado alguma coisa. A questão dos cordeis não é mt fácil de explicar, mas é importante, porque eles é que vão dar resistência ao conjunto... Também não estou muito certo se existe algum nó que eu não esteja a ver, mas é uma questão de experimentares...

Beijijnhos
Filipe


Comentar post

.mais sobre mim

.Mirones

Free Counters

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

.Apoio

Partido pelos Animais e pela Natureza
blogs SAPO

.subscrever feeds