Tenho reflectido um pouco neste tema e acho-o pertinente.
Yin e Yang são conceitos orientais que representam duas forças opostas complementares, sendo que uma não pode existir sem a outra e existe sempre um pouco de uma na noutra (é isso que representa o simbolo Taiji) . Sendo que Yin representa o feminino, a calma, o interior, o estado passivo, o frio e Yang o masculino, a impaciência, o exterior, o desassossego, o calor.
E o que tem a ver isto com relações?
Todos nós somos tendencialmente mais Yin ou mais Yang, independentemente do nosso sexo. Esta nossa tendência para ser mais Yin ou mais Yang reflecte-se maioritariamente nas nossas acções, nas nossas atitudes e na postura que temos na relação e perante a\o nossa\o companheiro\a.
Uma mulher que seja tendencialmente mais Yang terá tendência em controlar mais a relação. A marcar datas e passeios, a tomar decisões, a guiar a relação, até mesmo a ter uma postura mais enérgia em relação aos mais variados temas. Essa postura mais Yang da mulher poderá funcionar perfeitamente e criar uma relação harmoniosa se o companheiro tiver uma postura mais Yin, deste modo criando o equilibrio. A mulher guia, mas o homem sente-se bem a ser conduzido. Mas e se o homem também tiver uma postura Yang? Ai parece-me claro que a relação não vai resultar, pois ambos quererão ter o controlo da relação e a harmonia e o equilibrio deixarão de existir.
Paralelamente existe outra questão em que pensei: Será que um homem mais Yin estará sempre interessado numa mulher mais Yang? Ou, será que a relação com uma mulher mais Yang o fará sentir bem? Pela minha experiência digo que não. Um homem mais Yin pode estar á procura de uma mulher Yin. Mas sendo assim e tendo em conta o que disse anteriormente a relação não resultaria pois os dois estariam á espera do outro para "dominar" a relação e tomar a iniciativa. O que acho é que nós procuramos alguém que nos complemente e crie equilibrio mas sempre numa perspectiva de comparação com nós mesmos. Ou seja um homem Yin pode estar a procurar alguém mais Yin que ele, pois pode não se sentir bem na relação sendo o lado mais Yin. Pode simplesmente estar á procura de alguém que consiga equilibrar a sua energia para um mais nivel baixo. Alguém que seja mais Yin que ele mesmo e lhe consiga trazer harmonia e paz nos momentos em que o seu lado Yang toma conta da situação.
Existe literatura que indica também que o padrão mulher\Yin ou mulher\Yang, bem como o similar num homem, pode alterar durante a relação com bastante frequência. Isto cria ainda mais dificuldades para a relação pois o parceiro\a estará sempre na dúvida de como agir perante o outro e nunca saberá bem o que esperar das reações do parceiro.
Seguindo esta filosofia cabe-nos a nós perceber atempadamente onde se posiciona a pessoa que está conncosco. Esta análise pode evidenciar uma maior ou menor compatibilidade entre o casal. Penso que o que acontece frequentemente é nós criarmos uma imagem inicial em relação á pessoa de quem gostamos. Imagem essa criada com base naquilo que conhecemos da pessoa, ou até ás vezes criada com base naquilo que gostariamos que a pessoa fosse.
Vou tentar desenvolver este tema com mais profundidade que me interessa muito.
Depois de observar bem chego á conclusão que muitas pessoas encontram o caminho no momento em que se encontram mais perdidas.
É muito importante existir na nossa vida aquilo que se pode chamar de "porto seguro". Algo que seja imutável na sua essência e que nos consiga transmitir uma profunda sensação de paz e serenidade e que nos faça, ainda que por momentos, abandonar a nossa tristeza.
Para muitos é ir a um lugar de culto, para outros é estar em contacto com a natureza, para mim é definitivamente o mar. Por ser uma força da natureza com tanta energia, talvez mesmo até a mais forte, é impossivel não absorver alguma dessa energia quando se está em contacto com ele. É uma sensação que os surfistas conhecem como ninguém. Para mim é a forma mais profunda de comunhão com a natureza. A simples sensação de estar sentado na prancha com a ondulação a embalarme é só por si fantástico. Depois, na maior parte das vezes, nas horas que lá passo parece que todo o mundo desaparece. Não sei se é por estar ligado um bocado o "sentido de sobrevivência" mas o que me vai na mente é só a onda seguinte e a beleza que está á minha volta. Ás vezes fico a pensar que foi tal como uma boa sessão de meditação, pois o cérebro está maioritariamente focado num objecto.
Tenho a certeza que teria muito mais dificuldade em enfrentar e resolver os problemas e situações do dia a dia se não fosse esta ajuda preciosa.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Conto 1
. A ilusão das lâmpadas eco...
. O que comemos é o que pen...
. Nem tudo é o que parece.....
. Questão
. Budismo
. Sitios do costume
. Faryland
. Pra rir até cair
. cat walk
. Surf
. Logrider
. Outros poisos
. Agricultura