Decerto que já muito de nós pensaram se esta moda das lâmpadas economizadoras é tão económica como parece. A questão reside no facto de a durabilidade prometida das lâmpadas de 10.000h raramente se cumprir.
Aqui em casa acabou de fundir mais uma. Em 5 meses já foram duas. E esta até era de "marca". Tendo em conta que esta lâmpada que fundiu hoje custou cerca de 8€ não me parece de todo que seja económica. Não me lembro de uma lâmpada "normal", que custava 1€ ou menos durar tão pouco. Fico um bocado revoltado com isto. Mais uma vez somos vitimas de aquilo que se chama de "obsolescência programada" e agora com as lâmpada de LED entra a "obsolescência técnica". Nomes pomposos mas que no fundo significam que somos obrigados a comprar cada vez mais coisas, porque elas avariam, muitas vezes porque são feitas para avariar.
As próximas lampadas que comprar vou tentar que não sejam económicas (já não é fácil encontrar lâmpadas "normais" á venda). Não consigo ver economia nenhuma nestas lâmpadas. E se forem vou guardar os talões de compra. Quero ouvir a resposta que me têm para dar quando uma delas fundir passados poucos meses...
Primeiro a carne de cavalo, agora numa noticia ainda mais alarmante: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/residuos-de-pesticidas-em-comida-para-bebe-em-portugal-acima-do-permitido-1587550 Parece que existe á venda em Portugal comida para bébé com quantidades de pesticidas acima do que é permitido por lei. E a quantidade de alimentos que contêm quantidades de pesticidas inferiores ao estabelecido por lei? Será que a longo prazo essa quantidade infima não nos traz problemas de saúde?
As pessoas começam aos poucos a perceber que aquilo que comem, não é aquilo que pensam que estão a comer. Ou pelo menos naõ o é na totalidade. A acricultura intensiva e a monocultura criou um novo paradigma de produção em que o importante é a quantidade do que se produz, não a qualidade. A quantidade é que dá lucro. E o lucro é tudo o que uma empresa quer. O consumidor, completamente alheio ao modo de cultivo dos produtos que consome, pensa que está a consumir produtos de qualidade quando é exactamente o oposto.
Aconselho profundamente este documentário que mostra a realidade do Brasil. Mas sendo a Europa um dos principais distinos dos produtos produzidos no Brasil deveriamos ficar preocupados. Uma das coisas que mais me impressionou foi um comentário de uma das comentadoras que ao citar um agricultor disse algo como " ...estas batatas não são para consumir, são só para vender. Se as comessemos adoeciamos todos... Têm tantos agrotóxicos... " Fica esta reflexão para vocês.
Costuma-se dizer que os ignorantes são os mais felizes por desconhecerem a realidade e viverem no seu mundo pequeno. Acho que somos todos um muito ignorantes. Vivemos no nosso mundo pequeno, limitados pelo que vemos na tv e lemos nos jornais. Tão limitados quando as pessoas que controlam a inforção queiram que nós sejamos. Informação essa que é tão filtrada que tenho dúvidas sempre da sua veracidade. A mim as noticias parecem-me um grande Big Brother. Infindável, todos os dias.
A minha maneira de lutar contra esta apatia de informação é atravez de documentários e blogs \ jornais online dedicados ás causas ecologicas, humanas, animais, alimentares... Estes são os meus grandes interesses... Periodicamente deixo aqui uma parte dessa informação acútilante.
Este fim de semana vi um documentário que me deixou muitas vezes com lágrimas nos olhos pela agressividade das imagens. Ouve momentos em que tive de virar a cara por naõ conseguir ver. É inacreditável o sofrimento que o ser (des)humano induz noutros seres vivos para seu belo prazer ou para retirar deles algum proveito económico. Como somos uma espécie estupida e manipuladora! Como dizia no filme " ...se os matadouros tivessem paredes de vidro seriamos todos vegetarianos... ".
Agora parem um pouco para reflectir... conseguem imaginar o sofrimento porque passa um animal para que possamos ter carne ou leite?
Não vejam este documentário... á forte demais para ficarmos insencíveis ao que vemos....
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Conto 1
. A ilusão das lâmpadas eco...
. O que comemos é o que pen...
. Nem tudo é o que parece.....
. Questão
. Budismo
. Sitios do costume
. Faryland
. Pra rir até cair
. cat walk
. Surf
. Logrider
. Outros poisos
. Agricultura