Terça-feira, 11 de Maio de 2010

Sei cavar

 

Sei cavar. Sei cavar por me o ensinaram. Porque cresci na aldeia. Porque o meu avô me ensinou, porque aprendi com o mau pai. Porque passei muitos anos a fazê-lo. Cavei batatas, construi regadios para a agua passar, plantei cenouras e outros vegetais. Fui um campones em ponto pequeno. :) Isto poderia não ter aparentemente interesse nenhum, mas a realidade é que estes ensinamentos, alguns com centenas de anos se vão perder apenas numa geração, na nossa.

Parece-me estranho conceber uma civilização em que nós não sabemos cuidar de nós mesmo. Somos totalmente dependentes da sociedade e dos grandes grupos agricolas. Que seria de nós se no supermercado não aparecesse mais alimentos? Onde os iriamos buscar?

Juntamo-nos em grandes cidades para prosperarmos e enriquecermos e acabamos por nos esquecer que nesse processo iriamos perder muitas coisas também: Iriamos perder conhecimentos e sossego, paz e qualidade de vida. E acabamos por nos tornar dependentes.

 

Sou um bocado saudosista neste aspecto e digo sempre que gostaria de ter uma casinha com um pequeno terreno onde pudesse cultivar aquelas pequenas coisas que usamos na alimentação... as alfaces, cenouras, feijão e  todos os condimentos. :) Sei que não consigo viver longe da cidade, mas acho que consigo encontrar algures um equilibro entre a evolução e a continuação de alguns conhecimentos e tradições.

 

Boa semana para todos

sinto-me: A recordar
música: Kings of Leon

publicado por FilipeP às 12:24
link do post | comentar | favorito
20 comentários:
De FilipeP a 12 de Maio de 2010 às 10:16
Olá Marta :)
Curiosa a coincidência. Bem, já que vives num apartamento podes sempre cultivar uns vasos... não é a mesma coisa, mas é um momento terapeutico muito bom... ou um cuidares de um bonsai ;)
Realmente mexer na terra trás-nos algo muito especial... Para mim é como se conseguisse absorver alguma da sua energia.
Realmente são boas essas novidades que tens. Admiro essa tua tenacidade e resolução. Se essa é a maneira de te sentires em equilibrio com a natureza acho que fazes muito bem :) Essa vontade de te ligares com o Budismo é fantástica. Acho que ele representa uma ideologia de vida muito boa e permite-nos olhar para ela de uma maneira especial... tenho a certeza que vai contribuir muito para a tua evolução como pessoa :)

Beijinho :*


De ele Marta Gil a 13 de Maio de 2010 às 00:54
A minha mãe tem uns vasos com alfazema, oregãos, salsa ... coisas assim. E temos uma série de árvores em casa, muitas mesmas, em vasos enormes (mas exigem poucos ou quase nulos cuidados, apenas uma regazita). E para ser sincera já tivemos dois bonsai e morreram ambos, não se dão com o clima de cá, ou simplesmente nunca encontrámos o sítio certo da casa para eles se darem, até porque tratávamos muito bem deles. Até já tivemos uma travessa com musgo que regávamos mais do que uma vez por dia, já o temos há quase um ano, mas o coitadinho já não está tão verde, já está meio amarelado. É aquele musgo grande e bonito da serra do gerês. Como podes ver, plantas não me faltam em casa, até ao lado da sanita na casa-de-banho, mas nunca é a mesma coisa cuidar dum vaso e cuidar de um pedaço de terra "verdadeiro".
Olha obrigada pelo conselho do livro, o meu pai tem-o e já pedi emprestado. Sabes que sou uma rapariga de muitas leituras, ando a ler uns 6 ou 7 livros ao mesmo tempo e quero tudo ao mesmo tempo. Não te esqueças de ler o livro walden do thoreau, vais-te identificar a 100%. É sempre giro aconselharmo-nos nestas coisas, espero nunca te vir a desiludir nas minhas dicas.

Beijinhos*


De FilipeP a 13 de Maio de 2010 às 01:16
Tens toda a razão... não há nada como sentir a terra debaixo dos nossos pés.

Olha esse livro do Walden Thoreau qual é o titulo? Tinha aqui escrito algures, mas perdi essa informação.
Até agora as tuas dicas têm sido positivas ;)

Beijocas


De Marta Gil a 13 de Maio de 2010 às 09:52
O livro chama-se Walden e é de Thoreau. Se fizeres uma mini-pesquisa na net vês logo do que é que se trata, decerto que te agradará.
Beijinhos


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 35 seguidores

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds