Domingo, 16 de Maio de 2010

Relatividades da vida

Há já algum tempo que sei que tudo o que acontece é um bocado relativo no sentido de ser bom ou ser mau para nós. Muitas são as coisas que nos acontevem que aparentemente são boas e que depois se tornam em pesadelos e outras que aparentemente são más e que acabam por gerar outras muito positivas.

Isto mostra que devemos encarar a vida no geral com positivismo, esperando sempre que tudo o que nos acontece acabe por degenerar numa situação positiva.

 

Recebi este pequeno conto e acho que reflete tão bem esta realidade que não posso deixar de o partilhar.

 

Era uma vez un camponês chinês, muito pobre mas sábio, que trabalhava a terra duramente com o seu filho.

Um dia o filho disse-lhe: " - Pai, que desgraça, o nosso cavalo fugiu."

- Porque lhe chamas desgraça? Respondeu o pai. - Veremos o que nos traz o tempo.

Passados alguns dias o cavalo regressou acompanhado de uma linda égua selvajem. - Pai, que sorte. Exclamou o rapaz. - O nosso cavalo trouxe outro cavalo.

- Porque lhe chamas sorte? Respondeu o pai. - Veremoso que nos traz o tempo."

Uns dias depois o rapaz quiz montar o cavalo novo mas este, não acostumado à sela, encabritou-se e deitou-o ao chão.

Na queda, o rapaz partiu uma perna.- Pai, que desgraça, parti a perna. O pai, retomando a sua experiência e sabedoria, disse: - Porque lhe chamas desgraça? Veremos o que nos traz o tempo.

O rapaz não se convencia da filosofia do pai. Poucos dias depois passaram pela aldeia os enviados do rei à procura de  jovens para levar para a guerra. Foram a casa do ancião, viram o jovem debilitado e deixaram-no, seguindo o seu caminho.

O jovem compreendeu então que nunca se deve dar nem a  desgraça nem a fortuna como absolutas mas que, para se saber se algo é mau ou bom, á necessário dar tempo ao tempo.

 

Uma boa semana para todos

 

sinto-me: Pensativo
música: Silêncio
tags: , ,

publicado por FilipeP às 19:38
link do post | comentar | favorito
14 comentários:
De verdesperanca a 16 de Maio de 2010 às 22:25
Também recebi esse conto por e-mail e compreendi bem a mensagem.
Identifico-me muito com o teu post pois sinto essa mesma dualidade na vida. Mas também disseste a "solução", é mesmo isso encarar a vida com pensamento positivo até porque 2º outro mail que recebi, ser-se positivo aumenta a vida. ;)
Boa noite, bjns.


De FilipeP a 17 de Maio de 2010 às 19:44
:)
Pois é ... devemos aprender a não tirar conclusões precipitadas em relação ao que nos acontece. Sei que vivemos muito o presente e normalmente não conseguimos ver mais além. Mas mais além é que está a resposta...

Por isso eu costumo dizer: tudo um dia fará sentido.

Alguém um dia disse. "O mundo pertence aos positivistas"

Beijinho carinhoso


De verdesperanca a 17 de Maio de 2010 às 21:22
Eu também acredito nisso, um dia, pelo menos assim me tem acontecido, as coisas fazem sentido...
É verdade, o mundo é dos positivistas, se acreditarmos que somos capazes, que o impossível pode ser possível coisas grandes acontecem. Tem sido assim ao longo da história da humanidade.
Bjs doces. :)


De green.eyes a 17 de Maio de 2010 às 16:08
Tens razão
Na vida tudo tem um significado e nada aconteçe por acaso.
Eu tenho isso por experiencia propria , por vezes as "coisas" menos boas ao fim de algum tempo verificamos que afinal até foi o melhor para nós ...
Assim como as "coisas" boas por vezes acabma por nos trazer muitos amargos de boca ...

Bjs


De FilipeP a 17 de Maio de 2010 às 19:47
Olá :)

Sabes que se conseguirmos relativizar a vida deste modo e prestarmos atenção ao que nos acontece a vida começa a ter muito mais sentido. Acho que deste modo as coisas "más" nunca parecem tão más como são na realidade pois, sabemos, que é possivel que venham a degenerar em coisas boas.
Felizmente pude aprender este ensinamento.

Beijocas


De umabrisadomar a 18 de Maio de 2010 às 19:58
Tem graça... eu tb recebi este conto!:)
Que coincodência...
Beijocas


De FilipeP a 18 de Maio de 2010 às 21:13
Olá amiguita.

Era tão bom que eu não pude deixar de partilhar... fazia mesmo sentido

Beijinho


De Existe um Olhar a 18 de Maio de 2010 às 21:54
Olá Filipe
Nem calculas as vezes que amaldiçoei aquele atraso, o carro que avariou quando precisa tanto dele, o despertador que não tocou e adormeci, a meia que se rasgou e me obrigou a voltar para trás, a carta que não chegou quando queria, ou a máquina que não funcionou... e depois Filipe...soube do acidente, do engarrafamento, da consulta que foi desmarcada, da pessoa que encontrei porque me atrasei...
Como é bom percebermos que o Universo quer o melhor para nós e tudo acontece no momento certo!
Adorei a história.
Uma boa noite para ti.
Beijos
Manu


De FilipeP a 19 de Maio de 2010 às 09:53
Olá Manu
Por vezes é dificil vermos que o universo quer o nosso bem. Porque quando estamos imersos na situação perdemos a capacidade de perspectiva.
Acho que todos temos o nosso Karma para viver e dele não podemos fugir... portanto temos de aceitar da melhor maneira o que o universo nos trás. Com o tempo talvez conseguiremos ver que tudo teve uma razão de ser.

Beijinho e um bom dia para ti


De Caminhando... a 19 de Maio de 2010 às 21:16
Amigo Filipe!

Muito bonito este conto e escrevo somente estas palavras que acompanharam o teu blog durante algum tempo: "Um dia, tudo acabará por fazer sentido"!

Um grande beijinho


De FilipeP a 21 de Maio de 2010 às 11:55
Olá Joana

Essas palavras não acompanham só este espaço... acompanham-me como pessoa. E na realidade ajudam-me muito a ultrapassar os grandes obstáculos da vida. Ajudam-me a dar uma perspectiva diferente a tudo.

Beijinho grande para ti e um bom fim de semana


De emma_leiria a 23 de Maio de 2010 às 16:48
Boa tarde Miguito

eu até já sei isso...ou melhor julgo que sei....mas há momentos mais dificeís em que algo corre mal e que no momento não compreendemos nem açeitamos, embora deveriamos pois tudo é necessário ao nosso processo de vida, fomos acostumados a uma sociedade imediata, em que tudo apareçe com demasiada rapidez, perdemos o hábito por vezes de querer esperar.... queremos saber já, queremos melhoras entretanto, queremos o que nem sequer controlamos....

Tenho tentado todos os dias ser grata e confiar no Universo, pois ele tem grandes planos para mim, para ti, e para todos nós.... haja o que houver....foi por bem

Beijokitas, tenho andado meia afastada.... mas é só nas respostas, nuca deixo de ler os post.... e pronto sendo sincera...é mesmo preguiça de responder...ai ai ai ai esta menina ......


De FilipeP a 24 de Maio de 2010 às 17:21
Olá amiguita... :)

É exactamente isso. Nós temos dificuldade em nos lembrar-nos dessas ideias quando as coisas vão mesmo mal. Acho que até para conseguirmos olhar para a vida de certa maneira é preciso haver um minimo de equilibrio dentro de nós.

Espero que que o universo tenha esses planos sim... eu tenho tantos para mim... é só resolver umas coisinhas e vais ver ;)

Beijcoas e uma boa tarde


De emma_leiria a 26 de Maio de 2010 às 21:10
ahahhahahhaha..... essa do... é só resolver umas coisinhas é mesmo tua.... e pronto gosto quando falas assim

Beijokitas


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 35 seguidores

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds