Terça-feira, 19 de Março de 2013

A ilusão das lâmpadas economizadoras

Decerto que já muito de nós pensaram se esta moda das lâmpadas economizadoras é tão económica como parece. A questão reside no facto de a durabilidade prometida das lâmpadas de 10.000h raramente se cumprir. 

 

Aqui em casa acabou de fundir mais uma. Em 5 meses já foram duas. E esta até era de "marca". Tendo em conta que esta lâmpada que fundiu hoje custou cerca de 8€ não me parece de todo que seja económica. Não me lembro de uma lâmpada "normal", que custava 1€ ou  menos durar tão pouco. Fico um bocado revoltado com isto. Mais uma vez somos vitimas de aquilo que se chama de "obsolescência programada" e agora com as lâmpada de LED entra a "obsolescência técnica". Nomes pomposos mas que no fundo significam que somos obrigados a comprar cada vez mais coisas, porque elas avariam, muitas vezes porque são feitas para avariar.

 

As próximas lampadas que comprar vou tentar que não sejam económicas (já não é fácil encontrar lâmpadas "normais" á venda). Não consigo ver economia nenhuma nestas lâmpadas. E se forem vou guardar os talões de compra. Quero ouvir a resposta que me têm para dar quando uma delas fundir passados poucos meses...


publicado por FilipeP às 23:31
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Tânia a 24 de Março de 2013 às 19:57
Olá!
As lâmpadas económicas só resultam em sítios em que não se esteja sempre a acender e apagar a luz, ou seja, locais em que tu acendas a lâmpada e fique algum tempo ligado, pois se assim não for, elas estragam-se num instante.
Cá por casa optei por ter económicas na sala e quartos, mas por exemplo na casa de banho, tenho das normais...
Mas agora cada vez mais as coisas tem uma duração limitada... isto dito por um electricista.... mas também não é normal fundirem-se ao fim de alguns meses.... pelo menos 2 anitos (acho q foi este o tempo que o electricista me falou) devem durar....
bjocas grandes


De FilipeP a 24 de Março de 2013 às 20:04
Olá :)
Pois, tens razão. Aquela duração que falam que elas têm, de durar 10.000h, não é a desligar e a ligar. Talvez o facto de elas durarem tão pouco seja por ter comprar marcas mais desconhecidas. Tenho outras da Osram e estão a durar... vamos ver até quando. Em relação ás coisas durarem pouco, é porque são projectadas para ser assim mesmo. Chama-se obsolescência programada. Por ex. no trabalho á pouco tempo uma impressora deixou de funcionar e como era nova contactamos a assistência. A resposta deles foi que aquele modelo estava programado para imprimir somente 12000 pág. depois disso... lixo. É a sociedade em que vivemos.. o que importa é vender e fazer dinheiro.

Beijocas


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 36 seguidores

.Maio 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. E mais um sonho :)

. Mais um dia

. Conto 1

. Onze minutos

. A ilusão das lâmpadas eco...

. O que comemos é o que pen...

. Nem tudo é o que parece.....

. A ignorancia é felicidade

. Questão

. Horta de varanda

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds